sexta, 3 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga tem os melhores índices de educação do país

Votuporanga obteve um dos melhores desempenhos na primeira avaliação nacional feita em todas as escolas de ensino fundamental do Brasil. A “Capital da Educação” atingiu o índice de 232,1 pontos…

Votuporanga obteve um dos melhores desempenhos na primeira avaliação nacional feita em todas as escolas de ensino fundamental do Brasil. A “Capital da Educação” atingiu o índice de 232,1 pontos na prova de Português e 241,23 na prova de Matemática. Enquanto que a média nacional foi de 172,9 em português e 180,0 em matemática. Apenas 45% das escolas do país ficaram acima da média nacional.
Os dados foram divulgados na última sexta-feira (30/06) pelo Ministério da Educação com base na Prova Brasil, que avaliou o conhecimento de língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco em solução de problemas) entre 3,3 milhões de estudantes brasileiros matriculados em 4ª séries de 41 mil escolas, de 5.398 municípios. A prova foi aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) nos dias 16 a 30 de novembro de 2005.

Em Votuporanga, 802 alunos dos dez Centros de Educação Municipais (CEMs) fizeram a avaliação. A escola Neide Tonanni Marão ficou entre as dez escolas do país com melhor desempenho. “Estamos muito felizes por essa nota. Sabemos que, a escola merece, assim como todas as outras da cidade. Os professores são excelentes, toda a equipe é comprometida com a educação”, conta Marisa Aparecida de Oliveira que tem o filho Rafael de Oliveira Lucindo, matriculado na escola Neide. Maria José de Lima Figueiredo partilha da mesma opinião. Sua neta, Bruna Letícia Soares Tonim, está matriculada na rede municipal. “Minhas filhas passaram por esta escola, então acompanhei todo o seu desenvolvimento. Com as diversas melhorias dos últimos anos, podemos ser chamados de capital da educação”, conta.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho por disciplina. São nove níveis que explicam o desempenho em Língua Portuguesa: 125, 150, 175 e assim sucessivamente, até o nível 350. Em Matemática, a escala é composta por dez níveis, que vão do 125 ao 375. As escalas das duas áreas variam de 25 em 25 pontos. Não se espera dos alunos da 4ª série o alcance dos níveis finais da escala, pois ela representa as habilidades desenvolvidas ao longo de todo o percurso do ensino fundamental.

Pela escala, o Secretário da Educação e Cultura, José Aparecido Duran Netto, avaliou que a cidade obteve um excelente rendimento e que os estudantes matriculados no ensino municipal da cidade sabem interpretar textos e já construíram as competências e habilidades requeridas. Um dos motivos para isso é a implantação do material COC nas escolas municipais, que possui padrões de escolas particulares. Votuporanga é reconhecida hoje pelo Governo do Estado como a “Capital da Educação”.

“Acreditamos que os altos índices devem-se às diversas melhorias implantadas com a municipalização pela atual gestão. Ficamos mais próximos da realidade do aluno, com autonomia para investir. Os alunos receberam novas e mais amplas escolas, transporte escolar gratuito e adaptado para deficientes, investimos mais em capacitação dos docentes, aproximamos as famílias das escolas, criamos projetos para manter as crianças em período integral com atividades educativas”, pontua o secretário da pasta.

As escolas participantes receberão os resultados, com a média geral do desempenho de seus alunos. Gestores municipais e estaduais também receberão os dados sobre desempenho. O MEC pretende que, tendo acesso a seus resultados, cada escola se compare com as vizinhas e as tenham como parâmetro para melhorar. Mais informações acesse http://www.inep.gov.br.

Notícias relacionadas