segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga tem museu, sim senhor

Museu comemora 10 anos de fundação com cerimônia de reabertura esta semana e um acervo mais completo e organizado O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, está revitalizado e nesta semana…

Museu comemora 10 anos de fundação com cerimônia de reabertura esta semana e um acervo mais completo e organizado

O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, está revitalizado e nesta semana completa 10 anos de fundação. Em 16 de agosto de 1996, o espaço onde funcionou o Almoxarifado Municipal deu lugar para as instalações do complexo histórico, geográfico, artístico e cultural de Votuporanga. A inauguração foi realizada na gestão do então prefeito, Pedro Stefanelli Filho, atual vice-prefeito.

Reforma
Desde junho de 2005, o museu passou por uma ampla reforma concluída no início deste ano. A reabertura oficial será nesta quinta-feira, às 16h, durante o 1.º Seminário de Museus e Patrimônios Históricos da cidade. A ampla reforma consistiu na adequação do prédio para deficientes físicos e na divisão de setores. A unidade disponibiliza agora uma sala reservada para transmitir vídeos que ilustram fatos passados da cidade. O espaço geográfico mostra todo contexto de mais de 69 anos de Votuporanga, através de fotos e plantas arquitetônicas. Os visitantes podem conhecer minuciosamente os detalhes da fundação do município.

Acervo
O espaço histórico dá acesso a fotografias que vão da década de 30 a 70. Nesse acervo estão expostos registros das primeiras casas, igrejas, escolas e da ferrovia de Votuporanga. Uma casa de pau-a-pique, com objetos típicos dos sertanejos foi reconstruída dentro do museu. O espaço caipira relembra as construções do início do século 20 da região. Como forma de homenagear um dos principais artistas da cidade foi criado o espaço Deco D´Antônio, que expõe inúmeras obras do talento votuporanguense.

Pessoas portadoras de necessidades especiais poderão visitar o museu sem qualquer dificuldade de acesso. Todos os espaços com desníveis ganharam rampas de acesso.

A reforma teve o apoio da Casa Globo, Casa Anzaí, De Haro, Elektro, Facchini, Lions Clube, Arabim, Ciafer, Ideal Calçados, Fruleve, Frango Rico, Clube FM, Rádio Unifev, Comercial Só-Nata além da Prefeitura de Votuporanga.

Atendimento
Segundo a administração, mesmo sem o término das reformas, o local recebeu um público de aproximadamente 1,5 mil pessoas. “Esse é um dado bem interessante. Durante o ano passado e parte deste ano estávamos com atendimento parcial, mesmo assim as pessoas procuravam o museu. Esperamos que após sua reabertura oficial esse número se mantenha estável”, conta o encarregado.

A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita, das 7h30 às 17h. É recomendável que, em caso de grandes grupos, as visitas sejam agendadas. Mais informações pelo (17) 3422-4451. O endereço do museu é Rua Minas Gerais, 3612.

História
O encarregado pelo órgão desde 2005, Evandro Júnior, conta que existe o registro de que na época teve-se o cuidado de manter a fachada do antigo depósito de máquinas como forma de preservação daquele prédio histórico, inaugurado em 1953. Durante vários anos os administradores do Museu encontraram dificuldades para adquirir documentos e peças com valor histórico. “Sabemos que a população ainda tinha receio em doar materiais. O fato de ser um objeto, uma fotografia, ou carta antiga dificultava devido ao valor sentimental que possuía”, narra Júnior. Depois de várias campanhas que abordaram a importância dessa colaboração, a comunidade começou a contribuir.

Quando assumiu, Evandro Júnior deu continuidade aos projetos e campanhas de popularização da “casa”. O Museu foi padronizado de acordo com as regras do Dema (Departamento de Museus e Arquivos) órgão estadual competente pelo setor que orienta os administradores a levar o conteúdo para o conhecimento da população.

Neste mesmo ano, o lugar fechou suas portas para passar por uma grande reforma, concluída em julho de 2006. No entanto, as atividades e campanhas de conscientização continuaram reforçadas por inúmeros projetos envolvendo crianças, jovens e idosos como o “Mala de Histórias”, “Roteiros Culturais”, “Educação Patrimonial”, “Acessibilidade”, “Cultura na Melhor Idade”, “Estrada Cultural”, além do projeto para crianças da rede municipal “Passeando Também se Aprende” elaborado pela Assistente Pedagógica, Mara Regatieri da Secretaria da Educação e Cultura.

Essas idealizações buscam trabalhar com crianças, adultos e idosos a importância de conhecer e preservar a história e os costumes de um povo. “O Museu representa a função de abrigar, guardar e manter aquilo que já fez parte do dia-a-dia das pessoas. Essas campanhas precisam ser intensas. Nosso município adquiriu uma maravilhosa história e temos que mantê-la viva”, diz Júnior. Um dos novos projetos do museu são exposições itinerantes. “Estamos começando a ganhar espaço no cenário regional. Já estão agendadas exposições de Vasco da Gama, História de Votuporanga, Imagens de Vilas e Cidade do Brasil Colônia”, conta Júnior.

Museu na Fisav
Durante os 10 dias de Expô/Fisav, o Museu esteve presente com várias peças, objetos, fotos e arquivos. A exposição do material chamou a atenção dos populares. A administração registrou a presença de mais de três mil visitantes.

Notícias relacionadas