domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga tem comemoração pelo Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Votuporanga realiza nesta terça-feira (20/11) o I Festival da Cultura Brasileira pelo Dia Nacional da Consciência Negra. O evento será no Ginásio de Esportes “Mário Covas”, às…

A Prefeitura de Votuporanga realiza nesta terça-feira (20/11) o I Festival da Cultura Brasileira pelo Dia Nacional da Consciência Negra. O evento será no Ginásio de Esportes “Mário Covas”, às 15 horas.

Na programação, estão apresentações de dança, música, poesia e exposição de trabalhos de escolas municipais retratando diversos estilos étnicos. Cerca de 200 crianças estarão envolvidas nos espetáculos.

A coordenação é do assistente pedagógico, Luiz Fernando Salustiano, em parceria com escolas da rede municipal e professores do Projeto Clube da Turma.

A atividade é uma extensão do projeto “Educando para Superar as Diferenças”, desenvolvido desde o início do ano pelo assistente pedagógico com capacitação e atendimento semanal dos professores por meio de palestras, planos de ensino e atividades práticas com apoio de materiais pedagógicos. A ação está de acordo com a lei 10.639/2003 do Ministério da Educação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão no currículo da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Dia da Consciência Negra
A data foi escolhida para lembrar o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, falecido há 308 anos. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares – que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. As diversas organizações ligadas à questão racial têm esta data como um ponto de convergência para manifestações e reflexões sobre suas formas de luta e atuação por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças.

Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro foi a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro. Votuporanga não teve feriado decretado.

Notícias relacionadas