Apesar de Votuporanga estar mantendo o número de dengue mais baixo que em 2007, o trabalho de combate à doença não pára. A Secretaria Municipal de Saúde está implantando uma nova ação, integrando os agentes de vetores do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) com os agentes de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF).
Os agentes de saúde dos postos serão também agentes de combate à dengue. Eles estão sendo capacitados pelos agentes de vetores para que durante as visitas domiciliares que realizam mensalmente dêem prioridade ao controle da dengue. “Os agentes passam com mais freqüência nas casas, com período de intervalo menor, com isso, esperamos que o resultado seja ainda mais eficaz, pois não dará tempo de formar novos criadouros se tudo for feito corretamente”, esclarece a diretora do Secez, Cléria Mesquita.
Desde sábado (12/04) os agentes de saúde estão acompanhando os agentes de vetores para conhecerem os procedimentos. Os agentes darão orientações e farão a retirada de criadouros do mosquito caso haja necessidade. “Esse é mais um importante serviço que os agentes de saúde iniciam com a população, que é o de acompanhar como estão os cuidados de casa em casa”, diz Cléria.
Os vetores farão o revezamento dando atenção especial aos terrenos baldios, comércio em geral, residências fechadas e prioridade aos bloqueios para que onde haja casos suspeitos, o mosquito não se alastre.
Queda
Em 2007, o Secez registrou nesse mesmo período 744 casos notificados, sendo 439 positivos. Enquanto que neste ano o município tem apenas 9 casos positivos dos 326 casos notificados. Como explica Cléria, a queda é reflexo do trabalho de combate com a realização de varreduras na cidade, pulverização, visitação, entre outros.
O investimento no setor é outra ação que contribuiu. A Prefeitura investiu na implantação de mais uma equipe de pulverização com a contratação de mais 10 novos agentes e em mais uma máquina de pulverização, totalizando três equipes fazendo este trabalho. A equipe de pulverizaçao da Sucen fica à disposição para pulverizar os locais com casos positivos e outros municípios da região.
No próximo dia 26 de abril, o Secez estará com a barraca educativa montada na praça cívica para dar orientações à população. Os agentes apresentarão os diferentes níveis de larvas do mosquito Aedes Aegypit, além de distribuir panfletos e realizar brincadeiras com as crianças relacionadas à dengue.