O grande crescimento de Votuporanga é comprovado dia a dia. De acordo com os novos números divulgados nesta segunda-feira pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, Votuporanga seguiu sua tendência de evolução na criação de novas vagas de trabalho, ao contrário de Fernandópolis, Jales e São José do Rio Preto, que acusaram retração de seus índices.
“Com as 373 novas vagas no mês passado, o município registra, de janeiro a junho, o impressionante volume de 1.119 empregos gerados em plena crise da economia nacional, o que mostra o grau de confiança do empresariado e o ambiente favorável ao crescimento do nosso potencial”, afirma Rolandinho Nogueira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico.
Votuporanga é a 16ª cidade do estado de São Paulo no ranking das cidades que mais empregaram no semestre. Segundo o Caged, no mês de junho foram 1104 admissões contra 731 demissões, num acumulado nos últimos seis meses de 5.816 empregados admitidos e 4.617 desligados. “Claro que a maior parcela deste saldo positivo, vem do setor de serviços, com 287 novas vagas criadas em junho, grande parte atribuída à Vikstar; porém, é preciso salientar que Votuporanga apresentou números positivos no setor da Construção Civil, com a geração de 44 novos empregos, no Comércio, com 29 e na Indústria de Transformação, com 18”, complementa Nogueira.
Exemplo desse crescimento é a instalação da revenda de automóveis Toyota em Votuporanga, anunciada no início deste ano pelo prefeito João Dado. O grupo Rodobens, concessionária da marca, abriu 19 vagas para contratação imediata de serviços para a construção da nova unidade.
Na região, Fernandópolis teve uma redução de 92 vagas, Jales também registrou um saldo de 111 demissões a mais e São José do Rio Preto, acusou 124 demissões a mais que as contratações feitas no período. Apenas Santa Fé do Sul e Catanduva apresentaram uma estatística positiva, com 98 novas vagas criadas na Estância Turística e 65 em Catanduva.
Rolandinho analisa que “na comparação com o mesmo período do ano passado, nosso crescimento é ainda mais acentuado: 497 contra 1199 postos de trabalho, uma estatística que assume maior importância, porque se trata de emprego com carteira assinada, pilar fundamental do plano de governo da atual gestão, que é a geração de emprego; esses números comprovam que estamos no caminho certo. Hoje, já podemos observar um movimento muito grande de pessoas de outros municípios sendo atraídas para cá, em busca de emprego. Isso denota uma economia forte, mas também a qualidade de vida e dos serviços oferecidos pela municipalidade”, conclui Nogueira.
Além de oferecer infraestrutura adequada para a implantação de novas empresas, Votuporanga se destaca pela mão de obra qualificada, devido a diversas opções de capacitação educacional e profissional, algumas inclusive, oferecidas pela própria Prefeitura de forma gratuita. Outro benefício às empresas que se instalam na cidade são as salas disponíveis para as entrevistas do processo de recrutamento e seleção de pessoal no Centro do Empreendedor, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.
Esta evolução no mercado de trabalho se deve a diversos fatores. “Votuporanga é uma cidade que preza pela qualidade de vida, com isso, temos diversos atrativos aos empresários que pretendem abrir seus negócios na cidade. Saúde, Educação, infraestrutura urbana de qualidade”, afirmou o prefeito João Dado.