Tornar-se um pólo regional em formação profissional/tecnológica é uma importante realidade que está próxima de acontecer em Votuporanga. O que depender do apoio e incentivo do Ministério do Trabalho, o projeto de qualificação e requalificação apresentado pelo município, será viabilizado o mais rápido possível. Essa foi o compromisso acordado no encontro que reuniu Renato Ludwid de Souza, diretor do departamento de políticas de Trabalho e Emprego para Juventude e o deputado federal João Eduardo Dado de Carvalho, com o prefeito Carlos Eduardo Pignatari, o diretor do Senai/Cemad Mário Eduardo Cazão, o presidente da Fuvec, Agnaldo Giolo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini e o vereador Elinton Sette, elaboradores do projeto.
“A princípio eles gostaram do nosso projeto e ao finalizarmos eles ficaram maravilhados, não sabiam que tínhamos tanta estrutura para oferecer formação de qualidade”, comemorou o diretor do Senai/Cemad (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário de Votuporanga), Mário Eduardo Cazão.
Na audiência, agendada pelo deputado Dado, o Ministro tanto aprovou o projeto que disponibilizou dois técnicos para auxiliar na estruturação do projeto, aos moldes, do Governo para receber os repasses necessários e iniciar a execução do projeto. O projeto, que deve ser entregue nos próximos 20 dias, tem a previsão de ser iniciado em Votuporanga até o final de agosto.
O prefeito de Votuporanga explica que se empenhou para desenvolver o projeto e apresentá-lo ao Ministério do Trabalho porque entende que Governo precisa de entidades com credibilidade, como é o caso da Fuvec e do Senai/Cemad para financiar projetos, além de acreditar na capacidade do município em coordenar o processo de formação profissional.
Projeto
O projeto tem como proposta trazer recursos para qualificar e requalificar a mão-de-obra do profissional de Votuporanga e região através de uma ampliação na gama de cursos oferecidos no Senai/Cemad. Nesta proposta, inicialmente, serão atendidos os setores metalurgia, sucroalcooleiro, confecção, madeira, móveis e alimentação. O integrante do projeto além de participar dos cursos, gratuitamente, terá o direito a uma bolsa de estudo no valor de R$ 120.
Segundo Cazão, a intenção é requalificar profissionais para as novas demandas do mercado e qualificar trabalhadores para as novas vagas do mercado. No projeto constam os dados pesquisados pelas instituições interessadas, destacando o potencial do município e a abrangência que o Cemad possui, oferecendo a qualificação a todos.
A região de Votuporanga possui aproximadamente 2,4 estabelecimentos industriais, 1,3 estabelecimentos na área de serviços, 760 estabelecimentos na área de Agrobussiness, 15 mil estabelecimentos comerciais, num total de 19,3 estabelecimento que movimenta a economia regional.