quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga se inscreve nas Olimpíadas da Língua Portuguesa

O Secretário da Educação e Cultura de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, inscreveu o município no projeto ”Olimpíadas da Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro”, nesta terça-feira (19/02), durante o lançamento…

O Secretário da Educação e Cultura de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, inscreveu o município no projeto ”Olimpíadas da Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro”, nesta terça-feira (19/02), durante o lançamento oficial no Estado de São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa.

O projeto é realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.

Temática
O Lugar Onde Vivo é o tema central da Olimpíada e será desenvolvido em três gêneros textuais — poesia, memória e artigo de opinião. A idéia é que os alunos reflitam sobre os desafios de sua comunidade e expressem suas idéias nos textos, segundo explica o Secretário. No total, a Olimpíada terá cinco etapas. Na primeira, representantes dos pais, professores e da comunidade irão selecionar até 134 mil textos. Na segunda fase, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de ensino, universidades e comunidade terão a missão de escolher até 25 mil melhores trabalhos. Posteriormente, a Olimpíada entra na fase em que serão definidos os 500 semifinalistas. Estes trabalhos seguem, depois, para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final.

Premiação
Os 500 alunos semifinalistas e seus professores ganham medalha de bronze e livros. Os 150 alunos finalistas e seus professores ganham medalha de prata e aparelho de som portátil. As 150 escolas finalistas e seus municípios ganham uma placa comemorativa. Os 15 alunos vencedores e seus professores ganham medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora. As 15 escolas vencedoras ganham laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.Os 15 Municípios vencedores ganham selo concedido pelo MEC. Participação em atividades de formação e cultura para os semifinalistas. Para os professores e alunos: viagem para capitais brasileiras. Para os professores: oficinas para discussão da prática, troca de experiências e atividades culturais. Para os alunos: oficinas de leitura e produção de texto e atividades culturais.

Cronograma de atividades
Adesão das redes de ensino e inscrição das escolas: de 19/02 a 14/04

Envio do texto para o município: até 18/08

Envio do texto para o estado: até 08/09

Comissões estaduais: de 1º a 10/10

Oficinas regionais: 21/10 a 19/11

Comissão finalistas: 20/11

Comissão final: 21 a 30/11

Premiação nacional:1º/12

Notícias relacionadas