O Conselho Municipal do Idoso realizará no próximo dia 14 de maio a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI) Avanços e Desafios”. O evento será às 8 horas no Centro Social de Votuporanga.
A programação do dia está em processo de definição. No último dia 16 foi realizado o I Encontro para Elaboração da Política Municipal do Idoso, em que se debateram as pautas de discussão do evento.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Roselaine de Oliveira, o objetivo geral da Conferência é avaliar o processo de reestruturação da Rede de Atendimento e Proteção a Pessoa Idosa (RENADI), identificando metas, avanços e desafios na implementação da Política destinada à garantia dos direitos da Pessoa Idosa.
Entre os objetivos específicos está fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil, renovando compromisso destes setores, para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para idoso e definir eixos estratégicos que promovam a devida implementação do Estatuto do Idoso, em conformidade com o tema da conferência.
A conferência pretende ainda discutir a forma de captação de recursos para financiamento da criação, manutenção e ampliação dos serviços destinados ao atendimento da população idosa e fazer um balanço da situação de projetos de criação de fundos para aqueles objetivos.
O evento conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade e do Conselho Estadual do Idoso.
Participantes
Deverão participar do evento os Conselheiros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal do Idoso; Representantes do Centro de Convivência do Idoso; Instituições de Ensino; Entidades Assistenciais de proteção e defesa da pessoa idosa; Representantes do Poder Público Executivo, Legislativo e Judiciário, demais autoridades e convidados.