sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga inaugura Estação de Tratamento de Esgotos

A Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental inauguram neste sábado (20/11), às 9 horas, a maior obra da história da cidade, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Aparecido…

A Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental inauguram neste sábado (20/11), às 9 horas, a maior obra da história da cidade, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Aparecido Polidoro”.

Após um período de construção de dois anos e com investimentos em torno de R$ 17 milhões, a ETE será apresentada à população numa área equivalente a 30 campos de futebol.

“A obra é a maior da história da cidade em termos de investimentos, tamanho de área e obra de arte de engenharia”, destaca o superintendente, engenheiro Marcelo Marin Zeitune.

A ETE terá capacidade para receber máxima de 370 litros de esgoto por segundo e mínima de 240, o suficiente para atender 100% de Votuporanga. A cidade produz, atualmente, quase 21 milhões de litros de esgotos por dia.

Meio Ambiente

A importância da obra está na preservação do meio ambiente. Antes da Estação, por mais de 40 anos os efluentes eram despejados in natura no Córrego Marinheirinho provocando a poluição e contaminação das águas, morte de peixes e assoreamento do córrego e nascentes.

Para o ser humano, o risco do não tratamento está na propagação de doenças hídricas.

O chefe do setor de tratamento de esgotos, químico Antonio Carlos Ferreira, conta que a estimativa é que em dois anos, o rio se recupere da degradação.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008), divulgada em agosto deste ano pelo IBGE, apenas 28,5% dos municípios brasileiros fazem o tratamento de seu esgoto. Votuporanga já possuía a rede coletora de esgotos em todas as residências, mas faltava fazer o tratamento.

Em muitas cidades o esgoto continua correndo a céu aberto ou depende de fossas sépticas e rudimentares, valas a céu aberto ou lançamento direto em cursos d’água.

“O município tem que cuidar de todo o processo, desde a coleta até o tratamento. Agora garantiremos para Votuporanga 100% de esgoto tratado”, conta o secretário de Meio Ambiente, geólogo Gustavo Gallo Vilela.

Complementando a obra, a Saev Ambiental fará o plantio de mais de 15 mil mudas, a partir de janeiro, ao redor das lagoas para o reflorestamento da área e proteção da obra.

O Sistema

O complexo para o tratamento de esgotos de Votuporanga foi construído seguindo o sistema australiano, um dos mais modernos do mundo, de acordo com o engenheiro Aldo Takao Okoti que acompanhou a construção. São quatro lagoas (duas anaeróbias e duas facultativas), sendo as duas maiores de oito quarteirões de extensão.

O esgoto partirá da rede coletora ligada a todas as residências de Votuporanga. O efluente percorrerá um trajeto de 14 km de emissários (instalados na zona rural da cidade) até chegar à caixa de areia ao lado das lagoas, onde começa o processo de tratamento.

“Este sistema é bem econômico e eficiente, pois utiliza somente a força gravitacional, sem necessidade de bombas ou geradores, que consumiriam energia elétrica”, explica Okoti.

A primeira etapa consiste em peneirar o esgoto em filtros formados por grades e caixas de areia, que retêm os resíduos sólidos grosseiros.

A partir daí, o esgoto é depositado durante quatro dias na Lagoa Anaeróbia, na qual outra parte das impurezas já são separadas da água. O processo continua na Lagoa Facultativa, na qual o esgoto fica retido por mais sete dias onde é depurado pela oxigenação da luz solar.

O ciclo se completa com a passagem da água por escadas hidráulicas responsáveis pela oxigenação do líquido e despejo no córrego.

“O resultado final é água limpa e tratada que irá voltar para a natureza, sem a poluição do meio ambiente”, destaca o chefe do setor de Esgotos, Antonio Carlos Ferreira.

A ETE está no período de pré-operação que busca testar e checar toda a estrutura, incluindo parte elétrica e equipamentos, antes do efetivo funcionamento. O complexo foi construído no limite da divisa entre Votuporanga, Valentim Gentil e Parisi.

Polidoro

A Estação terá o nome de “Antonio Aparecido Polidoro”, numa homenagem indicada pelo então vereador Alcides Pelicer, em 29 de agosto de 2008, e sancionada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Pignatari.

Antonio Aparecido Polidoro nasceu no dia 7 de setembro de 1949 e faleceu no dia 7 de agosto de 2007. Filho de Orlando Etore Polidoro e Tizira Baio Polidoro era casado com Zenaide Apareccida Marconi Polidoro.

Deixou os filhos Willian, Jean Marcel e Julian Cesar e os netos Maik, Vitor Hugo, Ana Beatriz, Jean Marcel e Mariana.

Era muito conhecido na cidade e, principalmente, na Prefeitura de Votuporanga, onde exercia a função de diretor de divisão e atuava na conservação de estradas rurais e manutenção de vias urbanas. Seu velório reuniu mais de 1 mil pessoas, entre familiares, amigos e autoridades.

SERVIÇO

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos
Dia – 20 de novembro
Horário – Às 9 horas
Local – Zona rural com entrada pelo KM 531 da rodovia Euclides da Cunha (logo após trevo de Valentim Gentil).

Notícias relacionadas