sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga ganha projeto de gestão energética

Na manhã desta quinta-feira, 01/03, o Prefeito Junior Marão recebeu em seu gabinete uma equipe de consultoria da concessionária de energia Elektro. O objetivo do encontro foi a implantação do…

Na manhã desta quinta-feira, 01/03, o Prefeito Junior Marão recebeu em seu gabinete uma equipe de consultoria da concessionária de energia Elektro. O objetivo do encontro foi a implantação do projeto “Gestão Energética Municipal” no município, iniciativa que visa reduzir o consumo de energia nas instalações das administrações, além de desenvolver a cultura da eficiência energética, mostrando a sua importância para Prefeituras, sociedade e meio ambiente.

Ao prefeito Junior Marão, o consultor Nilton Azambuja ressaltou a importância da ação no município. “Este projeto foi contemplado no programa de Eficiência Energética da Concessionária de energia Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de combate ao desperdício de energia elétrica. Estes projetos trazem muitos benefícios à sociedade, além de contribuir para preservar o meio ambiente”, disse.

Votuporanga foi indicada entre 65 cidades da região, sendo que apenas seis estarão participando da iniciativa. “Com este projeto, a Prefeitura está tendo um importante papel de integrar em suas políticas públicas a preocupação com o consumo racional de energia, trabalhando para tornar o município mais eficiente. Precisamos envolver pessoas comprometidas, uma equipe que trabalhe com entusiasmo e responsabilidade”, ressalta o Prefeito Junior Marão.

A implantação da Gestão Energética contará com a participação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que vai oferecer treinamento para os servidores. Inicialmente será feito um diagnóstico energético nas instalações e será dado suporte para a elaboração de um plano diretor de energia elétrica. “No treinamento, os agentes vão ser capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética, além de um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade”, enfatiza Azambuja.

Na reunião também estiveram presentes os secretários municipais, Oscar Guarizo e Josneimar Freitas, de Finanças e Obras, respectivamente, o ex-prefeito Pedro Stefanelli Filho, além de representantes das secretárias de Saúde e Educação, Cultura e Turismo.

Notícias relacionadas