Mais uma vez, Votuporanga é Verde Azul! O município alcançou o 9º lugar, com 90 pontos, no Ranking Ambiental Paulista 2013, entre os 489 municípios que participaram do Programa Município Verde Azul. É a melhor posição desde a criação do ranking, em 2008. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/12), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do prefeito Junior Marão, do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente Bruno Covas.
Após receber o prêmio das mãos de Covas, Marão comemorou o resultado. “Não poderia ser diferente. Esta foi a melhor colocação de Votuporanga no Município Verde Azul desde 2008, o que é motivo de muito orgulho para nós votuporanguenses. Este resultado demonstra o quanto avançamos nas questões inerentes ao meio ambiente”, afirmou.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega de certificados, o Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela; a interlocutora do Programa Município Verde Azul, Simone Rodela; e o diretor de Departamento de Meio Ambiente, Alberto Casali. Votuporanga também é um dos municípios mais bem colocados do Noroeste Paulista.
Das 489 cidades que participaram da edição deste ano, 67 tiveram notas acima de 80 e receberam o Selo Município Verde Azul. A certificação é oferecida anualmente pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para cidades que desenvolvem boas práticas ambientais gerenciadas pela Administração Municipal.
O Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, declara sua satisfação com a posição do município entre os 10 de todo Estado. “Todo o comprometimento e trabalho que desenvolvemos durante o ano reflete-se neste dia de comemoração. A Simone, interlocutora do programa foi imprescindível para que alcançássemos esta nota”, conta Gallo Vilela.
Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio, estão os Ecotudos instalados em dois pontos da cidade, 100% de abastecimento de água e esgoto tratado e o gerenciamento dos resíduos sólidos com a Coleta Seletiva. Além disso, Votuporanga desenvolve diversas atividades de educação ambiental, projetos sustentáveis na área da construção civil e tem boa cobertura arbórea.
“Temos uma estrutura completa para gerenciar o meio ambiente, composta pela Saev Ambiental, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e ainda todo o engajamento dos outros setores da Prefeitura”, disse Marão. Gallo Vilela acrescenta que “o ranking é muito importante, porque mostra ao país a qualidade de vida das cidades e atrai investidores; muitos consultam o Selo para saber onde instalar suas empresas”.
Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, esta é uma justa homenagem a administração de Junior Marão. “O prefeito não mede esforços para melhorar a vida das pessoas, em todos os sentidos. É também um sinal de eficiência na gestão ambiental de Votuporanga. Todos juntos desenvolvendo ações ambientais, alcançamos bons resultados e agora o reconhecimento com o Selo Município Verde Azul. Quero parabenizar todos os envolvidos nessas ações tão nobres, e em especial a equipe da autarquia que trabalhou diuturnamente em defesa e em prol da causa ambiental”.
Avaliação
A avaliação levou em conta o desempenho ambiental de cada município em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Anos anteriores
Em 2008, a cidade registrou 34 pontos, em 2009 pulou para 79,08, ficando a menos de um ponto para conseguir o certificado. Em 2010, a cidade conquistou o Selo pela primeira em 26° lugar; em 2011 ficou a 73 colocação; em 2012, a 30 colocação e desta vez, alcançou a nona posição com 90 pontos.