A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que Votuporanga já vive situação de epidemia de dengue. A análise para esta conclusão leva em consideração os casos desde julho do ano passado, daquele mês até março de 2015, a cidade confirmou 311 pessoas com a doença.
Esta quantidade positiva, 311, é equivalente à incidência maior ou igual a 300 casos para cada 100 mil habitantes, o que determina a epidemia. Se em 100 mil habitantes tem-se considerada epidemia a partir de 300 casos, então Votuporanga, que possui 90.508 habitantes, tem um limite de 272 pessoas com dengue.
Prevenção e combate
A Secretaria de Saúde orienta a população para o controla da doença no município, incluindo, recolher os criadouros existentes nos quintais, retirando a água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do aedes aegypti. Na suspeita da doença, é imprescindível que a pessoa procure o serviço médico para coletar exame confirmatório no 6° dia de febre para que em seguida a Vigilância Ambiental tenha condições de desenvolver ações para o controle do mosquito transmissor da dengue.
Nos casos mais graves, a Santa Casa também dispõe de testes rápidos.
O município continua realizando a sorologia para dengue, não havendo a necessidade de confirmação do diagnóstico somente por critério clínico-epidemiológico.
Leidiane Sabino/A Cidade