O prefeito de Votuporanga, João Dado (Solidariedade), assinou decreto confirmando estado de emergência na saúde pública do município em decorrência da dengue.
Representantes de todas as áreas da administração direta e indireta à saúde foram convocados para uma reunião e definiram estratégias de ampliação do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Todos os servidores municipais que atuam nas ruas serão treinados para orientar a população sobre as medidas de combate ao mosquito transmissor das doenças.
A capacitação destes profissionais começa nesta quarta-feira (8) e segue até o fim desta semana.
Entre as ações anunciadas, o prefeito citou a homologação de um concurso público pra cargos de agentes comunitários de saúde. Os proprietários de imóveis particulares localizados no perímetro urbano também foram convocados para que, no prazo de 30 dias, executem a limpeza destes terrenos com remoção de todo e qualquer tipo de resíduo.
A cidade vive uma epidemia da doença, com mais de mil casos positivos de dengue. Além disso, um paciente masculino, de 71 anos, com comorbidades, morreu com suspeita da doença.