quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga é selecionada para programa de Desenvolvimento Infantil

Votuporanga foi selecionada, junto com outros cinco municípios do Estado de São Paulo, para receber o programa de Desenvolvimento Infantil criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) que prevê…

Votuporanga foi selecionada, junto com outros cinco municípios do Estado de São Paulo, para receber o programa de Desenvolvimento Infantil criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) que prevê atenção especial à crianças de 0 a 3 anos.

A Fundação pretende investir recursos na cidade e transmitir conhecimentos a profissionais das áreas de educação e saúde para melhorar a qualidade dos serviços prestados e o atendimento a crianças de 0 a 3 anos de idade, considerada a fase da primeira infância. Estudiosos afirmam que os cuidados a crianças nesta fase exercem impactos significativos na vida adulta.

A assinatura do convênio está prevista para o início de 2010 entre a Fundação Maria Cecília, a Prefeitura e a Unifev. Além de Votuporanga, participarão do programa Penápolis, São José do Rio Pardo, Botucatu, Itupeva e São Carlos.

As informações sobre a iniciativa foram discutidas na última semana durante o III Workshop Internacional de Desenvolvimento Infantil, em São Paulo, com a presença dos representantes dos municípios, da Fundação e estudiosos do assunto. Votuporanga foi representada pela diretora do departamento de Educação Básica, Luzia Zirundi Figueira da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e a coordenadora do curso de Jornalismo da Unifev, Silvia Brandão Cuenca Stipp.

Abrindo o evento, a presidente do Conselho, Regina Vidigal Guarita, resumiu que “nosso programa busca a identificação, a sistematização, a análise e a disseminação de conhecimentos sobre Desenvolvimento Infantil. A missão da Fundação é desenvolver a criança para desenvolver a sociedade”. A implantação do programa seguirá um cronograma que terá início em dezembro com a visita na cidade de representantes da Fundação. O chamado “Marco Zero” avaliará, junto aos profissionais da área e familiares, a situação do município no atendimento a estas crianças.

A próxima etapa será a capacitação de cerca de 220 pessoas de Votuporanga, sendo enfermeiros e médicos da Secretaria de Saúde, da Santa Casa, estagiários dos cursos de enfermagem e farmácia da Unifev, assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social e grupos de diretores e professores de 15 escolas de ensino infantil do município. Imediatamente após as capacitações, os grupos já implantarão as medidas em suas áreas de atuação, visando melhorar o atendimento às crianças e orientar famílias de todas as classes sobre a educação de seus filhos.

De acordo com a Fundação, há pouca consciência dos profissionais e familiares sobre os importantes problemas que são o atraso do desenvolvimento e a inexistência de estratégias para mudar o cenário de desatenção aos menores. “As mudanças na atitude e política de saúde pública deveriam ser agenda prioritária de instituições, possibilitando o desenvolvimento de programas mais amplos de acordo com as necessidades da população”.

Notícias relacionadas