O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Votuporanga no Programa Saúde da Família (PSF) foi destaque do I Seminário de Atenção Básica da DIR (Divisão Intergestora Regional) de Araçatuba, realizado no último dia 17. Votuporanga foi escolhida entre 101 municípios da regional de São José do Rio Preto para apresentar as estratégias para implementação e funcionamento do PSF.
De acordo com a diretora de departamento da Secretaria de Saúde, Vera Dorigão, Votuporanga apresentou a sua experiência no Programa Saúde da Família. A médica Patrícia de Souza Silveira e a enfermeira Karen Fernanda Silva de Votuporanga falaram sobre os papéis dos profissionais da equipe da saúde da família e Vera expôs sobre a organização do serviço de forma geral.
A diretora de departamento conta ainda que Votuporanga foi escolhida devido ao sucesso do PSF na cidade e, por isso, foi escolhida entre 101 cidades da região de Rio Preto para apresentar o trabalho para outros 40 municípios da regional de Araçatuba.
Atualmente 27.940 pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família, o que representa 33,9% da população. No total são oito equipes, sendo duas na unidade do bairro Palmeiras (3.115 e 2.975 habitantes); e uma nos bairro Pró-Povo (3.507 pessoas), Parque das Nações (2.811 atendidos), Paineiras (2.967 pessoas), Parque Guarani (2.967 atendidos) e Pozzobon (9.598 pessoas).
Cada programa é composto por, no mínimo, 14 pessoas, sendo cinco agentes comunitários da saúde (que em alguns bairros chega a oito), dois auxiliares de enfermagem (cujo número pode chegar a três), uma enfermeira, um médico generalista, uma recepcionista, um dentista, um auxiliar odontológico, um auxiliar de farmácia e um serviços gerais.
Além disso, há uma equipe de apoio composta por fisioterapeutas, equipe de saúde mental e redução de danos, professores de educação física e médicos de outras especialidades