Votuporanga está entre as 30 cidades classificadas pelo Governo de São Paulo como referência em acessibilidade.
Estes municípios apresentaram seus planos durante o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado na quarta-feira (31/8), em Capivari.
O secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, fez um panorama dos dispositivos de acessibilidade na cidade, seguindo norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele estava acompanhado da responsável pelo setor de Proteção a pessoas com deficiência, Cidinha Madrid.
“Levamos imagens de obras entregues, escolas, unidades de saúde, espaços públicos que possuem 100% de acessibilidade. A preocupação do prefeito Junior Marão é em oferecer locais democráticos, acessíveis a todo morador”, disse.
Além deste levantamento, ele falou sobre a Central de Intérprete de Libras. A unidade tem como objetivo facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas em diversos setores de atendimento. Durante o serviço, o usuário solicita a presença da intérprete de Libras no local necessário, se comunica na língua de sinais com a profissional, que faz a interpretação simultânea para o atendente do estabelecimento.
A abertura do evento contou com a participação de Cid Torquato, Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.