domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga é presenteada com apresentação da Orquestra de São Carlos

A população de Votuporanga foi presenteada com mais um grande evento cultural na noite da última terça-feira (9/8), ainda em comemoração a passagem dos seus 74 anos. A apresentação da…

A população de Votuporanga foi presenteada com mais um grande evento cultural na noite da última terça-feira (9/8), ainda em comemoração a passagem dos seus 74 anos.

A apresentação da Orquestra Filarmônica de São Carlos na Praça São Bento emocionou o público presente com um repertório de músicas clássicas seleto, sob o comando da regente e diretora artística Flávia Bombonato. A apresentação aconteceu durante a cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Jardins Marinhos Tropicais” e cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento.

Na ocasião, o gestor ambiental da Usina Colombo, Antenor Xavier da Silva, patrocinador do evento, entregou dois kits contendo 25 livros sobre arte e meio ambiente. O acervo ficará a disposição da população na Biblioteca Escolar Central “Castro Alves” e no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Votuporanga.

A mostra fotográfica é uma realização da Arquiprom, empresa especializada em projetos culturais, e conta com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e do Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com o patrocínio da Usina Colombo S/A – Açúcar e Álcool Caravelas.

A exposição itinerante conta com paisagens marinhas que focam imagens de recifes de coral, invertebrados, peixes de coral e megafauna divididas em quatro módulos com cerca de dez fotografias do biólogo marinho André Seale. As imagens são acompanhadas por textos de Lucia Seale, também bióloga e mergulhadora. A exposição pode ser visitada até o dia 4 de setembro, na Praça São Bento.

Oficinas
Dentro do projeto, a Arquiprom oferece ao município oficinas de arte-educação, destinadas ao público escolar da rede municipal de ensino e ministradas por profissionais treinados, com larga experiência em utilizar tais atividades como instrumento de transformação coletiva para a cidadania.

As oficinas têm como principal objetivo propiciar às crianças o contato com o universo submarino, sensibilizando-as para a apreensão dos conceitos dos vários ambientes que nos rodeiam, bem como a ampliação de seu repertório de conhecimento e aprimoramento do seu potencial de criação. Por meio de atividades práticas a serem realizadas nas escolas, as crianças serão convidadas a criar um cenário marinho, utilizando materiais recicláveis.

Participarão das oficinas alunos dos CEMs “Profº. Valdir Gonçalves de Lima”, “Profº. Clary Brandão Bertoncini”,“Profª. Maria Izabel Martins de Oliveira”, “Profª Anita Liévana Camargo” e “Profº. Geyner Rodrigues”.

Notícias relacionadas