Abaixo aos refrigerantes, guloseimas e produtos industrializados no horário de intervalo escolar!
A Secretaria da Educação de Votuporanga criou o projeto “Escola Saudável” nos Centros de Educação Municipal (CEMs), parceria dos servidores das áreas de nutrição e educação física. O objetivo é combater a obesidade e casos de baixo peso, cada vez mais frequentes nas crianças.
Profissionais de educação física realizaram avaliação antropométrica dos alunos, fazendo levantamento de diagnóstico. A partir daí, a nutricionista Jéssica Queçada iniciou uma série de palestras nas unidades, destacando a importância da alimentação saudável. “Queremos estimular o consumo de lanches adequados para as crianças, com baixo teor de gordura”, explicou.
Esta etapa, iniciada em maio, foi finalizada no primeiro semestre. Agora, cada escola irá trabalhar o tema, de forma com que o lanche seja mais nutritivo. “O assunto será discutido em sala de aula para que os estudantes prefiram verduras e frutas a produtos industrializados. Orientamos para que, aqueles que não comem a merenda disponibilizada pela escola, optem por alimentos mais saudáveis. A comida servida nas unidades é de ótima qualidade nutricional, contribuindo com a saúde dos pequenos”, frisou.
Jéssica explicou que a infância é o período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas e que distúrbios de peso são responsáveis por graves consequências. “A obesidade infantil afeta negativamente a saúde e o bem-estar da criança. Assim como essa doença preocupa, o baixo peso dos menores pode significar anemia e até prejudicar seu desenvolvimento social”, afirmou.
Os pais serão convidados para uma palestra, para que o cuidado com a alimentação possa ser realizado também em casa.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, destaca sobre a importância de uma alimentação saudável na escola. Em média, as crianças consomem de 25 a 33% das calorias diárias no ambiente escolar, entre merenda e lanche, desde a hora em que chegam para a aula até o momento em que voltam para casa.
“A alimentação dos alunos é uma preocupação do Município. Nós temos nutricionistas que fazem o cardápio das merendas nas unidades, com refeições balanceadas e adequadas para nossos estudantes. Inclusive, conselhos – envolvendo Poder Público e sociedade civil – foram criados para garantir a segurança alimentar e atestar a qualidade dos pratos. Mas também há casos de crianças que trazem seu lanche e nosso objetivo é conscientizar sobre uma dieta equilibrada”, concluiu.