A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou nesta segunda-feira (dia 9) o primeiro caso positivo de zika vírus no município. Os resultados dos exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz apontam que uma gestante foi infectada pelo vírus.
A vítima, uma gestante de 22 anos que quando forneceu amostra sanguínea estava na 35ª semanas de gestação, deu à luz a uma menina saudável que não apresenta qualquer problema de saúde relacionado ao zika ou microcefalia. Ambas estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica da cidade.
A Secretaria de Saúde orienta a população para o controle da doença no município, incluindo, recolher os criadouros existentes nos quintais, eliminando água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
É preciso adotar cuidados importantes, como: fechar tampas do vaso sanitário e da caixa d`água; retirar água dos pratos de vasos de plantas; lavar bem os bebedouros de animais e aves; atentar-se às calhas, reservatórios e ralos que possam acumular água – adicionando detergente, desinfetante ou sabão em pó diluído em água.
Sintomas
Pacientes com suspeita da doença apresentam manchas vermelhas com coceiras pelo corpo sempre acompanhadas por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre baixa, dor e inchaço nas articulações ou conjuntivite sem secreção/coceira.
Gazeta de Rio Preto