A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, confirma o 11º caso positivo de zika vírus no município por critério clínico epidemiológico. Trata-se de uma menina, de seis anos de idade, residente no bairro Santa Amélia.
Não foi realizado exame para o diagnóstico de zika, apenas para dengue, com o resultado negativo. O caso foi encerrado no dia 02/11.
A paciente passa bem e a Vigilância Epidemiológica continua acompanhando o caso.
Zika Vírus
O Zika vírus não é contagioso e só pode ser transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Ou seja, se o mosquito picar uma pessoa contaminada com o zika vírus e em seguida picar uma pessoa sã, terá transmitido o vírus para essa pessoa.
Os Sintomas do Zika vírus incluem conjuntivite e febre, além de outros e começam a ser sentidos aproximadamente 10 dias após ser picado pelo mosquito sendo um conjunto de sinais que vão determinar se você deve se preocupar ou não com o possível contágio.
Um ou outro sintoma isolado não quer dizer que você tenha contraído o Zika. Você deve ficar alerta se os sintomas estiverem em conjunto,todos, ou a grande maioria. Confira abaixo os sintomas do Zika vírus:
Febre, oscilando entre 37,8°C e 38,5°C;
Conjuntivite, é uma inflamação dos olhos, provocando cor avermelhada nos olhos, olhos lacrimejando, pálpebras inchadas e secreção amarela;
Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
Dor nas articulações, principalmente nas articulações das mãos e pés;
Dor de cabeça, localizada principalmente na região atrás dos olhos;
Dor nos músculos do corpo todo
Manchas vermelhas na pele, que iniciam na face e que se podem espalhar pelo corpo, podendo ser confundidas com sarampo;
Cansaço físico e mental, sensação de esgotamento.
Portanto, se você estiver sentindo a maioria desses sintomas ou até mesmo todos eles reunidos, muita atenção. Procure o mais rápido possível o serviço de saúde para verificar a possibilidade desses serem os sintomas do Zika vírus.
Votunews