quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga começa a vacinar menores de 1 ano contra meningite C

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a Meningite C para menores de um ano de vida já está disponível nas Unidades de Saúde de Votuporanga. Durante…

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a Meningite C para menores de um ano de vida já está disponível nas Unidades de Saúde de Votuporanga.

Durante os meses de novembro e dezembro acontece a campanha para essa faixa etária, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

Nos meses de setembro e outubro a imunização foi realizada nas crianças de um ano a um ano e 11 meses e 29 dias, nessa faixa etária é necessário somente uma dose. De acordo com a enfermeira, Danieli Fortilli, as crianças maiores de um ano que não se imunizaram podem tomar a vacina em qualquer Unidade de Saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a partir de janeiro, a vacina contra meningite C entra definitivamente na rotina do calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde).

As crianças deverão se imunizar aos três e aos cinco meses de idade, e tomar um reforço ao completar um ano. Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

“Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Os pais devem procurar o atendimento, das 8h às 17 horas, nas Unidades de Saúde da cidade. Interessados devem levar a carteira de vacinação, no entanto, a apresentação do documento não é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3405-9787.

A doença

Meningite é a doença que acomete as membranas (meninges) que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias e fungos.

Existem vários tipos, mas os sintomas são muito parecidos e o diagnóstico precoce pode evitar sequelas e salvar vidas. Os sintomas mais comuns são: febre alta ou moderada, forte dor de cabeça, vômito, dificuldade de movimentar a cabeça, estado de desânimo, distúrbio de conduta/agitação psico-motora; rebaixamento do nível de consciência, em algumas pessoas, manchas avermelhadas na pele.

A transmissão de microrganismos que causam a meningite ocorre principalmente através da via respiratória (tosse, espirros próximo a pessoa susceptível) e através do beijo. Outras fontes de micro-organismos para a ocorrência de meningites incluem as infecções de vias aéreas superiores: sinusites, otites, amigdalites e faringites.

Notícias relacionadas