O time de futebol de Votuporanga, categoria sub-12, com apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, conquistou na última semana o título regional do Campeonato Estadual de Futebol, organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Agora o próximo passo será uma viajem para Dracena, cidade sede, onde a equipe enfrenta na final da competição, os vencedores regionais de todo o estado, sendo um marco na história, já que há 16 anos equipes votuporanguenses não chegavam tão longe no campeonato.
A delegação da cidade viaja na quarta-feira (08/12), o primeiro compromisso será o congresso técnico que irá definir os três primeiros adversários da primeira fase desta etapa do campeonato.
A estreia só acontece na quinta-feira (09/12), e se a boa fase continuar o time só volta para casa no próximo dia 16, após a decisão.
De acordo com a organização, estarão envolvidas aproximadamente 1500 pessoas entre atletas e dirigentes de todas as localidades.
O Campeonato Estadual é um dos torneios de base mais tradicionais de São Paulo e já existe há mais de 30 anos, sempre disputado nas categorias “Dentinho” (atletas até 12 anos), “Dente de Leite” (13 e 14 anos) e “Dentão” (15 e 16 anos).
A competição é considerada um dos principais seleiros de talentos da bola do estado.
Além de Votuporanga continuam no torneio equipes tradicionais como: Botafogo de Ribeirão, Linense, Marília, Paulistinha de São Carlos, Portuário de Santos, Olé Brasil de Ribeirão Preto e Sertãozinho.
A última formação que esteve presente nas finais do estadual revelou os atletas, Fernando Zanovelli, Joãozinho, Alex, Aliston, Leiteiro, Marcelinho, Maycon, Wesley, Paulinho, Danilo, Fon, Kiko.
Já o atual time selecionado que irá representar Votuporanga depois de tanto tempo nas finais do campeonato conta com os jogadores Neto, Carlão, Jaderson, Iago, Igor, João Pedro, Tales, Jonnathans, Emerson, Gustavo, Saulo, Gian, Gabriel, Bibi, Eduardo, Henrique, Hugo e Marquinho.
A comissão técnica é formada pelo fisioterapeuta Danilo Barboza, o técnico Júnior Cova (Tubarão) além do diretor da delegação Carlos Barboza.
A base do time de Votuporanga foi formada por quatro escolinhas de futebol: Ferroviária, Pintando o Sete, Santa Amélia e Futebol de Base/Clube dos 40. A equipe conta com total apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.