Votuporanga, que já figurou entre as 20 melhores cidades no ranking de isolamento social em São Paulo, despencou para a 76ª posição, com índices bem abaixo do recomendado para o período de pandemia, que é de 50%. No último domingo, por exemplo, o índice chegou a 47% e anteontem bateu 42%.
Neste mês, o índice mais alto do município foi no domingo, 7 de junho, quando se registrou 53%. Na semana passada os números em Votuporanga estiveram próximos dos 50%. Isso porque na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) estavam em 47%, na quarta-feira (17) e quinta-feira (18) em 45%, na sexta-feira (19) caiu para 43% e no sábado (20) foi para 44%.
Dentre os municípios da região, Rio Preto e Catanduva também estão com os índices bem abaixo do ideal (de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde), sendo que com 43% Rio Preto ocupa 61º lugar e Catanduva com 41% em 86º no ranking.
Já as regiões de Barretos e Ribeirão Preto, que foram classificadas na fase vermelha e restringiram os serviços não essenciais registraram respectivamente 39% de isolamento e 45%, sendo que Barretos figurou na última colocação do ranking no domingo em todo o estado, e anteontem em 102º e Ribeirão na 34ª colocação.
Capital em queda
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, neste fim de semana o interior do Estado passou a capital tanto em número quanto em casos confirmados de Covid-19.
O que calhou também nos números de anteontem no Simi-SP, a capital paulista está em 17º lugar no ranking dos municípios. Além disso, o índice de ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 65,6% e, na região metropolitana da capital, de 68,8%.