sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Voluntários da Santa Casa oferecem corte de cabelo gratuito para pacientes

Uma vez por mês, os corredores da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis se transformam em um salão de beleza. E os pacientes internados no hospital têm a oportunidade de…

Uma vez por mês, os corredores da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis se transformam em um salão de beleza. E os pacientes internados no hospital têm a oportunidade de mudar o visual, cortando o cabelo. A iniciativa, que é uma parceria entre a Santa Casa e os alunos do curso de cabeleireiro da Prefeitura, foi batizada de Beleza Solidária e faz parte do Programa de Humanização do hospital.

De acordo com Maria Papa, assistente social da Santa Casa, o objetivo do programa Beleza Solidária é levantar a auto-estima dos pacientes, o que acaba ajudando na recuperação também. “Aumentando a auto-estima do paciente, automaticamente colaboramos para a melhora no seu estado de saúde. Pode ser apenas um simples corte de cabelo, mas significa muito para quem está internado”, comenta Papa.

Segundo ela, o Beleza Solidária funciona há três anos. Os alunos, supervisionados por professores, visitam o hospital uma vez por mês. A cada visita, são realizados de 15 a 20 cortes de cabelo. O serviço é oferecido para os pacientes internados em todas as unidades da Santa Casa, inclusive na UTI e para aqueles que estão fazendo hemodiálise.
Apesar das mulheres serem consideradas mais vaidosas, são os homens que requisitam com maior freqüência os serviços dos colaboradores do programa Beleza Solidária, que aparam a barba e cortam o cabelo dos internados na Santa Casa.

Para os pacientes que estão em repouso e não podem levantar, a equipe do Beleza Solidária faz o corte de cabelo com o paciente deitado, deixando-o da maneira mais confortável possível. A equipe de cabeleireiros visita o hospital uma vez por mês, sempre a partir das 13h. Nesse dia, as enfermeiras passam em todos os quartos avisando sobre a vinda do grupo. O serviço é gratuito.

Notícias relacionadas