No verão o grande acumulado de chuva atinge principalmente as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas, entretanto o mês de janeiro no noroeste paulista este ano apresentou uma precipitação total até o momento de 41,9 mm, ou seja, somente 19% do volume esperado para o mês.
No ano anterior, o mês de janeiro terminou com um total de chuva de 540,4 mm na cidade de Ilha Solteira, ultrapassando a média histórica da região, enquanto que a precipitação de 2008 corresponde a apenas 25,4% do acumulado de chuva deste mesmo período em 2007.
Os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram nesta última semana altas temperaturas, sendo a média de 27ºC, com máxima registrada de 34,4ºC nesta quinta-feira e mínima de 20,9ºC na terça-feira. A temperatura média do mês de janeiro é de 26,5ºC.
Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, as chuvas de verão podem vir acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento. Na última semana o vento atingiu velocidade de 19,4 km/h na terça-feira, sendo a média da semana de 2,61 km/h.
A umidade relativa do ar máxima registrada foi de 95,7% no dia 8 e a mínima de 39% nesta quinta-feira. A umidade do ar média de janeiro é de 75,6%, estando acima do índice ideal, desta forma, colaborando para uma melhor qualidade do ar.
Para a agricultura, nessas condições climáticas, a perda de água por transpiração da planta e evaporação da água do solo é alta, sendo a evapotranspiração média da semana de 5,8 mm/dia, valor este que deve ser reposto as culturas pelos sistemas de irrigação.