As voluntárias Wandalice Franco Renesto, presidente da Volfer, Vanderlice de Lourdes Lazarin Moreira da Silva, vice-presidente da Volfer e Maria Guimarães Papa, assistente social da Santa Casa, representaram a Volfer (Associação de Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis) no 1º Encontro de Confraternização das Voluntárias da Saúde do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e reuniu cerca de 1,5 mil voluntárias.
Durante o encontro, que contou com a presença do governador José Serra e do secretário adjunto da Saúde, Nilson Paschoa, foram homenageados o voluntário mais idoso, Valdemar Augusto dos Santos, 91, da Santa Casa de Ubatuba e a voluntária mais idosa, Florinda Felipe, 92 anos, do Centro de Referência ao Idoso. “A minha expectativa é que o trabalho do voluntariado não só permaneça, mas também se mantenha com a qualidade que tem e se expanda. Que nós possamos cada vez mais trazer gente para essa tarefa da solidariedade, a tarefa concreta do amor ao próximo”, declarou o governador durante homenagem.
Os participantes do evento conferiram um show do cantor Sérgio Reis e uma apresentação da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, que há 14 anos realiza o trabalho pioneiro de ensinar diversas modalidades de dança a deficientes visuais.
Além disso, o coordenador de criações artísticas dos Doutores da Alegria, Ângelo Brandini, palestrou para os convidados sobre o projeto da trupe no Brasil. Só na capital, o grupo realiza apresentações em oito hospitais.
Formalizada no ano passado, a Volfer (Associação de Voluntários da Santa Casa) completou um ano de fundação oficial em maio. A associação conta com o apoio de 50 voluntários e promove atividades assistenciais para pacientes e acompanhantes que utilizam a Santa Casa de Fernandópolis.