O setor da citricultura está passando por uma crise nacional que mobilizou Governo, indústria e órgãos ligados aos citricultores para buscar soluções que amenizem o que pode gerar prejuízo bilionário para os produtores.
Em Fernandópolis uma atitude pioneira está amenizando ou resolvendo temporariamente a situação dos produtores de laranja da cidade e também de alguns municípios vizinhos.
O presidente do sindicato rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti, sugeriu que a produção de laranja dos citricultores do município ou parte dela seja adquirida pela Prefeitura Municipal para que o suco da laranja seja inserido no cardápio dos mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino.
Além de fazer muito bem para a saúde das crianças, a aquisição das frutas vai amenizar a situação dos produtores de laranja de nossa cidade.
A proposta deve servir de exemplo para outras cidades do estado, sendo apresentada por um dos vereadores da Câmara Municipal de Fernandópolis na Associação das Câmaras Municipais do Estado de São Paulo, para que mais prefeituras comprem laranja direto de seus produtores para inserir o suco no cardápio das escolas.
O Sindicato Rural de Fernandópolis abrange mais onze municípios da região, além do nosso, onde existem atualmente 564 citricultores e mais de três milhões e oitocentos mil pés de laranja plantados.