Uma moradora de Rio Preto, de 27 anos, registrou boletim de ocorrência para denunciar que perdeu R$ 35 mil ao tentar a compra de uma caminhonete Mitsubishi L-200 anunciada numa página do Facebook. Ela fez o pagamento e descobriu que se tratava de um golpe quando o estelionatário a havia bloqueado no seu telefone.
A vítima contou que após falar com uma pessoa identificada como “David” no Facebook, recebeu a informação de que ele não era o dono do carro anunciado, mas o primo do dono, com quem tinha uma dívida. Afirmou que a negociação do veículo entraria como parte do pagamento dessa dívida, mas a orientou a não falar para o vendedor sobre esse detalhe, para não atrapalhar o negócio.
O pai da vítima foi orientado a ir até a cidade de Guaíra, onde falou com o verdadeiro dono do veículo, que estava realmente à venda. O proprietário permitiu inclusive que o comprador testasse a caminhonete e, aprovada a negociação, solicitou que fizesse o depósito na conta de “Davi”.
Ao ser informada pelo pai, a moça tentou fazer o depósito na conta de “Davi”, não conseguiu, e depois depositou o dinheiro em outra conta indicada. Em seguida ela enviou cópia do depósito, mas o dono da caminhonete disse não ter recebido qualquer repasse de “Davi” e não entregou o carro.
A vítima voltou a tentar falar com “Davi”, mas o telefone tinha sido bloqueado. Sem acordo com o verdadeiro proprietário, a vítima decidiu registrar ocorrência para mover ação de estelionato. As investigações devem incluir depoimento do dono da caminhonete, a fim de esclarecer eventuais ligações dele com o suposto “Davi”, a quem ele autorizou o depósito.