sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vírus de smartphones e tablets aumentam 10 mil por cento em 2012

10 mil por cento. Este foi o aumento no número de vírus de smartphones e tablets em um ano. E o Android continua o preferido desses códigos maliciosos: 99% deles…

10 mil por cento. Este foi o aumento no número de vírus de smartphones e tablets em um ano.

E o Android continua o preferido desses códigos maliciosos: 99% deles eram voltados para aparelhos com o sistema operacional do Google.

Segundo a empresa de segurança digital Kaspersky (caspérsqui), em janeiro de 2011 foram identificados 8 vírus para Android, número que chegou a 800 em janeiro do ano passado.

Em 2012, foram criados, em média, mais de 6 mil vírus por mês, divididos em 3 principais categorias: o SMS trojan, que inscreve os usuários em serviços pagos via SMS; o backdoor, que abre o acesso ao aparelho para a instalação de programas ou roubo de dados; e o spyware, que é focado em roubo de dados específicos, como senhas, emails e até fotos.

Mas não se desespere se seu smartphone é Android. O sistema operacional do Google ser o principal alvo das ameaças tem explicação: segundo dados do terceiro trimestre de 2012, o Android detém 72% do mercado mundial de sistemas móveis, seguido pelo iOS, da Apple, com apenas 14%.

Para se proteger contra esses vírus, a Kaspersky orienta a só baixar aplicativos de lojas oficiais, como a Google Play e a App Store e, se possível, instalar um antivírus no aparelho, mesmo que seja gratuito.

Notícias relacionadas