Quarenta e três policiais ambientais da região, comandados pelo tenente Laerte Cavalari, responsável pelo 1.º Pelotão de Fernandópolis, realizaram ontem, das 4h da manhã até as 15h, uma operação para cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Votuporanga e Riolândia. Ao todo foram apreendidas 21 armas de fogo e 22,2 quilos de carne de capivara, além de 916 espoletas, um silenciador, quatro fisgas e 420 munições de diversos calibres.
Segundo informações da Polícia Ambiental, por meio de investigação, o centro de inteligência do 4.º Batalhão, com sede em São José do Rio Preto, identificou onze pessoas da região envolvidas com o crime de caça. Buscas então foram efetuadas nas residências e propriedades dos acusados, culminando na apreensão dos produtos.
Entre as 21 armas de fogo encontradas, estão 13 espingardas, duas espingardas chumbeiras, uma espingarda de pressão, dois revólveres de calibres 32 e 38, uma garrucha, uma carabina e um rifle.
Diante dos fatos, os onze indiciados foram levados para as delegacias de suas cidades, onde os boletins de ocorrência por crime contra a fauna e posse irregular de arma de fogo foram lavrados, assim como um auto de infração de caça. No entanto, eles foram liberados logo em seguida, pois responderão aos delitos em liberdade.
Incineração
Como foi considerada imprópria pelo consumo, depois de passar por uma inspeção da Vigilância Sanitária, a carne de capivara seria incinerada.