Desde 18 de agosto, o estado de São Paulo enfrenta uma onda de queimadas que tem afetado o estado diariamente, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, ao todo, 22 pessoas foram presas por envolvimento em incêndios florestais até o último sábado (14). Desses, 12 continuam detidos, oito foram liberados sob supervisão após audiência de custódia, e um ainda é investigado.
Na manhã desta sexta-feira (13), um homem de 47 anos foi preso em flagrante na Rodovia Waldir Canevari, em Sales Oliveira, interior de São Paulo, após atear fogo em um canavial. A prisão ocorreu após a Polícia Civil receber um chamado sobre o incêndio.
Testemunhas relataram ter visto o suspeito saindo de um canavial que, pouco depois, foi consumido pelas chamas. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Sales Oliveira, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O interior paulista enfrenta uma crise ambiental com a destruição de grandes áreas de vegetação. No Vale do Paraíba, por exemplo, cerca de 372 campos de futebol foram devastados por incêndios recentes.
A Defesa Civil atualizou que 16 cidades ainda têm focos de incêndio ativos, com Perus e outras cidades como Mairiporã, Bananal, Brotas e Campinas entre as mais críticas. Aeronaves da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão no terreno para combater as chamas.
A previsão para este domingo (15) é de alívio com a chegada de uma nova frente fria. O Climatempo indica que a massa de ar mais gelada trará uma redução significativa nas temperaturas, que cairão de 35°C para 21°C em São Paulo, e possibilitará uma diminuição na onda de calor intensa dos últimos dias.
O céu deve permanecer nublado com possibilidade de garoa durante todo o dia, e a chance de chuva é de 81%, o que pode ajudar a controlar os incêndios em curso.