O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negociou a compra de 30 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac com um grupo de intermediários. As unidades foram oferecidas ao governo por quase o triplo do valor negociado pelo Instituto Butantan. O encontro ocorreu em 11 de março, fora da agenda oficial do general.
No vídeo, revelado primeiramente pelo jornal Folha de S.Paulo e obtido pelo SBT News, Pazuello agradece o encontro com a comitiva e celebra o acordo. As imagens foram gravadas no gabinete do então secretário-executivo da pasta, coronel da reserva Elcio Franco.
“Já saímos daqui hoje com o memorando de entendimento já assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, no mais curto prazo, o contrato para podermos receber essas 30 milhões de doses no mais curto prazo possível para atender a nossa população”, disse Pazuello.
As doses teriam sido oferecidas ao ministro ao valor de US$ 28. O preço é quase três vezes superior ao contrato com o Instituto Butantan, que já estava firmado pelo governo brasileiro desde janeiro deste ano.
As imagens já foram entregues à CPI e analisadas pela cúpula do colegiado.