Um homem de 59 anos foi flagrado transitando de cadeira de rodas na contramão da Serra Dona Francisca, em Joinville, Norte de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), ele utilizava um celular preso à cabeça por um equipamento para gravar vídeos que seriam publicados em redes sociais. O flagrante ocorreu na terça-feira (1º). Com informações do g1.
De acordo com a PMRv, o homem é uma pessoa com deficiência (PcD), mas sua identidade não foi revelada. As imagens, divulgadas pela polícia e nas redes sociais, mostram o homem em uma cadeira de rodas não automatizada, fazendo a ultrapassagem de um caminhão, enquanto outros veículos circulavam pela rodovia.
A educadora de trânsito Márcia Pontes explicou que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas veículos automotores são mencionados, o que coloca a atitude do homem em uma espécie de “zona cinzenta” na legislação.
O flagrante aconteceu no km 12, no início da tarde, quando agentes da PMRv realizaram a abordagem. Ele, no entanto, questionou a legalidade da ordem e não concordou com a interrupção, alegando não haver justificativa para a parada.