O jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira publicou reportagem sobre os cursos de graduação a distância que serão oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos e pela Unesp, destacando que as primeiras turmas (da UFSCar, que inclui a Universidade Aberta de Jales) devem iniciar as aulas a partir do segundo semestre de 2007.
A reportagem informa que as regras para o primeiro processo seletivo ainda estão sendo definidas e que uma equipe da universidade está estudando como deverão ser as provas. O edital do vestibular, para todos os cursos, deve ser publicado nos próximos dias, para que as provas sejam realizadas em fevereiro, com a divulgação do resultado em abril e para que as matrículas possam ser feitas em maio.
Segundo a reportagem, a UFSCar vai oferecer 1.950 vagas nos cursos de Educação Musical, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia Sucroalcooleira, sendo que algumas aulas deverão ser presenciais, começando em junho, para a primeira turma e em outubro, para a segunda.
O vice-coordenador da Universidade Aberta do Brasil-UFSCar, Daniel Mill, confirmou para a assessoria de imprensa da Prefeitura que os cursos que serão oferecidos para Jales são os de Engenharia Ambiental, Educação Musical e Pedagogia. Os dois primeiros deverão iniciar as aulas em junho e o terceiro em outubro. Aqui, teremos ainda o curso de Gestão Pública, pelo Centro Tecnológico Federal de Santa Catarina, segundo informação da UAB.
O Pólo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta de Jales é um dos 19 autorizados para a UFSCar (16 para o Estado de São Paulo, um para Minas Gerais, um para a Bahia e um para o Rio de Janeiro). A reportagem informa ainda que os cursos de graduação a distância são semelhantes aos presenciais, contam com o mesmo currículo e a mesma qualidade dos cursos presenciais e os alunos recebem o mesmo diploma e que por isso também têm que enfrentar o vestibular.