sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vereadores retornam ao trabalho; IPTU deve ser o tema principal

A sessão está marcada para as 20h30 Moção de aplausos, votos de pesar, indicações e requerimentos são os assuntos em pauta hoje na primeira sessão ordinária da Câmara de Fernandópolis,…

A sessão está marcada para as 20h30

Moção de aplausos, votos de pesar, indicações e requerimentos são os assuntos em pauta hoje na primeira sessão ordinária da Câmara de Fernandópolis, neste ano.

Será a estréia do ex-peemedebista Ademir de Almeida na Presidência do Legislativo, substituindo o antecessor Alaor Pereira Marques.

Recém filiado ao PP a convite do deputado federal Vadão Gomes e do presidente da legenda na cidade, Paulo Okuma, Ademir de Almeida entra na Presidência com a função de manter vivo o partido do ex-prefeito Rui Okuma.

Na primeira sessão Ademir colocará em leitura três projetos encaminhados pela Prefeitura, mas a votação só poderá ocorrer se for pedida dispensa de formalidades.

Como a prefeita Ana Bim está há mais de seis meses sem líder na Câmara, esta função tem ficado para o tucano Étore Baroni, que foi líder do Executivo no primeiro semestre do ano passado, mas se afastou. Um dos projetos abre crédito adicional de R$ 15 mil; outro libera a entidades assistenciais recursos oriundos da Petrobrás e o terceiro apresenta contas do Instituto de Previdência Municipal.

Ontem à tarde os vereadores definiram as comissões permanentes da Câmara, que vão dar pareceres sobre os projetos em andamento. O vereador José Carlos Zambon preside a Comissão de Justiça e Redação; Warley Campanha continua na presidência de Finanças e Orçamento e Étore Baroni é o presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

A peemedebista Maisa Rio vai presidir a Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social e o vereador Pedro de Toledo foi escolhido para presidir a Comissão Defesa do Meio Ambiente.

Um dos assuntos que deverão centralizar os debates hoje a noite é o aumento do IPTU de 2007, classificado como “estratosférico” pelo ex-presidente Alaor Pereira Marques. Os vereadores vão receber um abaixo-assinado de moradores das Cohabs Brandini e João Pimenta, que querem mudanças na tributação.

Eles afirmam que o imposto subiu até 300% para a maioria das casas e que a cobrança da coleta de lixo está muito acima do que foi praticado em 2006.

Além de se manifestar na Câmara, os moradores estudam a possibilidade de mover uma ação judicial contra a Prefeitura para tentar impedir a cobrança marcada para começar no próximo dia 15.

Enquanto isso…
Donos de imóveis com valor venal menos que R$ 12 mil reais serão isentos do pagamento do IPTU de 2007 e 2008.

Votuporanga
A Câmara da cidade aprovou a isenção ontem à noite, já valendo para o exercício deste ano. Apesar de ter rejeitado a nova Planta Genérica de Votuporanga, a Câmara aprovou proposta da Prefeitura, que abre mão de taxar famílias de baixa renda.

Notícias relacionadas