O clima é de mudança na Câmara de Vereadores de Catanduva. Cinco membros que deixarão o legislativo já começaram a limpar as gavetas e a organizar o gabinete para os próximos ocupantes.
Atualmente, a Câmara já está em recesso parlamentar e não realizará neste ano mais nenhuma sessão ordinária. Porém, todos os atuais vereadores poderão ser convocados a qualquer momento para sessões extraordinárias.
No dia 1° de janeiro de 2009, os novos vereadores vão tomar posse de seus cargos. Os vereadores em fim de mandato ainda poderão circular pelos corredores da Câmara e ocupar seus gabinetes, pois os novos eleitos só poderão se instalar depois de 1º de janeiro, após a eleição da mesa diretora.
No primeiro dia do ano, o presidente da Câmara irá sugerir a todos os vereadores eleitos que escolham seus gabinetes, caso não haja consenso será realizado um sorteio.
O vereador Valdecir Bertelli (PTB), que encerra o mandato, afirma que, embora esteja de saída, continuará a trabalhar pela população. “Continuo como vereador de plantão, só que agora desvinculado da Câmara”.
Donizeti Menino (PSDB), que teve 1.215 votos na última eleição, mas mesmo assim não se elegeu, deseja sorte aos próximos vereadores. “Espero que todos façam um bom trabalho e cumpram seus deveres”, disse o vereador que comentou que ainda é cedo para pensar em retornar à Câmara em 2013.
Sérgio de Almeida (PTB), que também deixa a legislatura este ano, comentou que a Câmara foi um grande aprendizado para ele. “Ser vereador foi muito bom, fiz tudo o que estava a meu alcance e atuar na Câmara foi uma escola”, disse. Sobre seu retorno nas próximas eleições Serginho do Pátio afirmou que ainda é cedo para pensar nisso.
Para o vereador Nílton Cândido (PTB), que mesmo com 1.150 votos não se elegeu, deixar a legislatura é um processo natural. “Foi o povo quem quis assim”, comentou. Nílton disse, também, que já está com todas as suas coisas preparadas pela deixar o gabinete. “Minha assessoria continua na Câmara até o dia 31, mas já estou com tudo organizado”, concluiu.
O vereador Renato Frati (PTB) obteve 1081 votos, mas também não foi eleito e tem que deixar a Câmara este ano.
Novos
Entram como novatos na Câmara de Vereadores: Nélson Tozo (PSDB), Ana Paula Carnelossi (PT) e Palhacinho Pimpão (Pimpão-PPS). Os vereadores Onofre Baraldi (PDT) e Francisco Batista de Souza (Careca-PDT) retornarão à Casa de Leis após ficar um ano afastados do Legislativo.