Na tarde de ontem, os vereadores eleitos para a gestão 2009/2012 foram convocados pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Crippa (PTB), e, em reunião, escolheram seus gabinetes de trabalho. Não foi preciso fazer-se o sorteio para essa tarefa. Segundo informou Crippa, houve consenso entre os parlamentares.
A reunião foi realizada por volta das 17 horas de ontem, no primeiro dia oficial de visita dos vereadores eleitos ao Legislativo. Como são 11 gabinetes para titulares e assessores, por consenso e livre escolha foram definidos os locais em que cada um exercerá seu mandato.
De acordo com Crippa, “a escolha foi democrática e não precisou de sorteio”. A sala da presidência, do vice-presidente, do primeiro secretário e de Luís Pereira permanecem. A presidência tem gabinete no andar superior, mas a sala do vice (Marquinhos Ferreira-PT), primeiro secretário (Daniel Palmeira-PDT) e Pereira (PSDB) situam-se no andar térreo.
Os demais gabinetes, todos no andar superior, serão ocupados por Nélson Tozo (PSDB), cuja sala pertencia a Nílton Cândido (PTB); na sala de Waldecyr Bertelli (PTB) entrou Pimpão (PPS); Nélson Lopes Martins (PSDB) ocupou a sala de Renato Frati (PTB); Paula Carnelossi (PT) a de Sérgio de Almeida (PTB); Francisco Batista de Souza (Careca-PDT) a de Donizetti Menino (PSDB); e Onofre Baraldi (PDT) a sala de Nélson Lopes.
Crippa falou que ainda não decidiu sobre o pessoal comissionado exonerado. “Nesta semana ainda não terá definição”, disse. Foram 13 funcionários comissionados que estão sem os cargos desde 29 de dezembro último. Sobre o anúncio da reforma nos gabinetes de vereadores, disse que no meio deste ano fará o serviço. Aproveitará o recesso parlamentar de julho.