É uma vergonha! Essa é manifestação feita por usuários de Postos de Saúde no município de Fernandópolis. Uma ação da Câmara Municipal, promovida pelos vereadores Francisco Arouca Poço, André Pessuto e Rogério Chamel, está mudando a rotina do município.
Os vereadores estão vendo de perto a situação enfrentada pelos munícipes que necessitam de atendimento médico no município. Sem recursos financeiros, são obrigados a enfrentar filas e ainda ouvir dos agentes de saúde: “Não temos médicos”.
O vereador Francisco Arouca ficou indignado e revoltado com tanto descaso com a saúde pública, principalmente para quem precisa dela. Relatos de moradores de diversos bairros fizeram com que um grupo de vereadores fiscalizasse postos de saúde e até mesmo escolas municipais.
Esta semana os vereadores encontraram até um cartaz em um posto do bairro CAIC com anúncio de que “hoje não teremos médicos”. A desculpa dos funcionários é que o profissional da saúde estaria de feriais, mas a Secretaria de Saúde não fez nenhum tipo de remanejamento para que a unidade não ficasse sem atendimento médico.
Toda ação dos vereadores foi acompanhada pelo repórter Beto Mariano da Rádio Alvorada AM 970 que ao vivo, entrevista a população e as análises feitas pelos vereadores. Os fatos também foram registrados no facebook da emissora: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008877751711&ref=br_rs
Enquanto a rádio Alvorada mostrava os problemas nos postos de saúde as reclamações da população, em outra emissora a secretaria Lígia Barreto mencionava que a Sáude em Fernandópolis ia muito bem.
O grupo de vereadores decide visitar alguns órgãos público um dia antes e chega de surpresa no local, sem que a Prefeitura de Fernandópolis saiba, evitando que tudo seja maquiado para a chegada das autoridades.