Os vereadores da Câmara Municipal de Fernandópolis declararam apoio aos candidatos aprovados no último concurso público 01/2023 que está suspenso pela municipalidade.
Um grupo formado pelos candidatos aprovados esteve na sessão desta terça-feira, dia 5, para pedir apoio dos vereadores e reiterar o pedido para o prosseguimento do certame e a sequencia das etapas previstas no edital do concurso.
O vereador Murilo Jacob reiterou o posicionamento de investigação das denúncias contra a empresa Recrutamento Brasil, contratada para a realização do concurso em Fernandópolis, com base em fatos ocorridos em outras cidades.
A vereadora Janaína Alves comentou sobre o empenho de cada candidato que realmente se empenhou nos estudos, por meio de cursinhos e plataformas de estudos, deixando filhos e famílias em busca de um projeto de vida profissional.
Daniel Arroio disse que deve haver muito cuidado sobre o que se fala em relação ao concurso público por se tratar de vidas que deram tudo de si para serem aprovados, se desdobrando nos estudos, e defendeu a continuidade.
Já o vereador Gustavo Pinato reforçou o discurso feito na sessão anterior e disse que foi correta a decisão da Procuradoria em suspender temporariamente o concurso para resolver algumas questões que geraram polêmica.
Para Julinho Barbeiro, as denúncias de fraudes são apenas pretexto político da oposição, já que é um ano político e isso foi criado para desmoralizar e criar situação eleitoreira.
Já os demais vereadores também usaram a tribuna livre para manifestar apoio à continuidade do concurso, enaltecendo os candidatos que foram aprovados, defendendo investigações de alguns fatos levantados.
A pedido da vereadora Janaína Alves, o presidente da Câmara João Pedro Siqueira leu um manifesto divulgado pelos candidatos aprovados que pedem justiça, seriedade e continuidade no concurso público.
LEIA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA
Aos Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Fernandópolis,
Assunto: Solicitação de Continuidade do Concurso Público 01/2023
Nós, candidatos aprovados no concurso público 01/2023, vimos por meio desta, manifestar nosso profundo anseio pela imediata retomada do andamento do certame. Para isso, contamos com o apoio dos vereadores no propósito de que a Prefeitura e a Empresa contratada, Recrutamento Brasil, por meio da Banca e da Comissão Organizadora, entrem em acordo e finalizem as análises complementares, retomando o prosseguimento do certame, assim como, evitem prejuízos aos candidatos aprovados.
Somos totalmente favoráveis a qualquer tipo de averiguação que se faça necessária para garantir a lisura do processo. Ressaltamos que fomos aprovados em um concurso público aberto, transparente e devidamente acompanhado pelas autoridades municipais, inclusive pelos nobres vereadores.
A suspensão do concurso demonstra a boa vontade dos entes políticos em zelar pela lisura do processo, o que não nos causa qualquer prejuízo, pois estamos plenamente confiantes na legalidade e legitimidade de nossa aprovação. Ressaltamos que estamos aguardando a conclusão de todas as etapas do concurso, conforme previsto no edital.
Nossa reivindicação é simples e justa: que o concurso seja dado o devido andamento, com a convocação dos aprovados para as próximas etapas, respeitando o cronograma previsto no edital.
Para nós, este concurso representa muito mais do que uma oportunidade de trabalho. Trata-se da concretização de um projeto de vida, em que dedicamos tempo, esforço e recursos aos estudos para alcançar a aprovação. Agora, almejamos o direito de ocupar as vagas para as quais, de acordo com a prova objetiva, fomos considerados aptos.
Acreditamos que a Câmara Municipal de Fernandópolis, como representante do povo, tem o compromisso de zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Confiamos no bom senso e na sensibilidade dos senhores vereadores para que este pleito seja atendido.
Certos de sua compreensão e empenho na resolução desta questão, agradecemos.
Atenciosamente,
Candidatos aprovados no concurso público 01/2023
Fernandópolis, 05 de março de 2024