Os vereadores de Votuporanga aprovaram, ontem, em sessão ordinária, projeto de lei de autoria de Alcides Pelicer (PDT) que denomina a Estação de Tratamento de Esgoto de “Antonio Aparecido Polidoro”, mais conhecido por “Tonhão Polidoro”.
O homenageado era servidor público e faleceu no dia 8 de agosto de 2007. De acordo com Pelicer, Tonhão era católico e em vida fez um grande círculo de amizades. “Certamente deixará saudades, principalmente no almoxarifado municipal, onde exercia a função de diretor de divisão, o que ficou comprovado no ato do seu velório, que reuniu aproximadamente mil pessoas, entre familiares, amigos, autoridades, entre outros”. A Estação em fase inicial de construção e custará R$ 15,5 milhões. Também ontem foi aprovado projeto do vereador Alcides Pelicer que institui o Dia da Reciclagem do Lixo a ser comemorado dia 28 de março. Pelicer disse que o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano.
A reciclagem do alumínio, uma das mais importantes, gera a economia de 95% de energia elétrica. A reciclagem de uma única lata economiza energia elétrica suficiente para manter uma televisão ligada por 3 horas. O vereador acrescenta que “se a procentagem de lixo reciclado no Brasil fosse maior que 5%, grandes quantidades de matéria-prima poderiam ser economizadas, e os aterros sanitários estariam menos lotados”. Finalizando, disse que “Votuporanga deve desenvolver programas de conscientização sobre a necessidade de separação, em casa, dos resíduos recicláveis e orgânicos, que são encaminhados para a Coopervinte, para triagem, enfardamento e venda”.