Em dois requerimentos apresentados na noite desta terça-feira, 14 de setembro, o vereador João Garcia Gomes Filho cobra informações à Prefeitura de Fernandópolis sobre serviços prestados através de exames laboratoriais pela Santa Casa de Misericórdia e possíveis repasses efetuados pelo atendimento prestado aos munícipes pelo sistema público de saúde.
No primeiro questionamento, o vereador quer esclarecimentos se a municipalidade efetuou ou efetua repasses financeiros à Santa Casa, destinados à realização de exames laboratoriais e quais valores foram repassados e em quais datas, caso a resposta seja positiva.
Já no outro requerimento, João Garcia Filho quer o detalhamento dos exames realizados pelo hospital no que diz respeito ao atendimento direto aos usuários do sistema público municipal, que não são possíveis de serem realizados no laboratório municipal. O vereador destacou que é importante conhecer quais exames são realizados exclusivamente pela Santa Casa e o que o município precisaria adquirir ou adaptar para a realização dos mesmos procedimentos, no que diz respeito a aparelhos e insumos.
João Garcia Filho fez questão de ressaltar que a cidade de Fernandópolis possui um laboratório municipal muito qualificado, com profissionais gabaritados. “Visitando nosso laboratório, pude verificar que ele tem aparelhagem moderna, capacidade de realizar um maior número de exames, por isso é que fiz todos esses questionamentos para conhecer melhor a possibilidade de todos os exames que hoje são realizados na Santa Casa poderem ser feitos no laboratório municipal”, explicou.
O vereador disse que seus requerimentos são também sugestões práticas para o Poder Executivo conquistar a independência na realização de exames laboratoriais e, no futuro, passar para o atendimento ininterrupto de 24 horas.