Um projeto que deve ser discutido nos próximos dias pelos vereadores que compõem o Legislativo de Fernandópolis prevê a mudança dos caixas “prioritários” para “exclusivos” no município.
O projeto é de autoria do vereador Maurílio Saves, e dispõe sobre a obrigatoriedade dos supermercados disponibilizarem caixa exclusivo para o atendimento de pessoas idosas, deficientes físicos e/ou portadores de necessidades especiais e mulheres gestantes ou com recém-nascidos de colo, e dá outras providências.
Em contato com o RN, o vereador disse que decidiu elaborar o projeto pelo “absurdo que vem presenciando nos supermercados locais nos últimos dias”:
“O idoso, principalmente, é humilhado nas filas.Outro dia presenciei uma cena revoltante, onde um senhor ficou constrangido de ir até o caixa prioritário porque uma mulher, mal educada, disse que `esses velhos só atrapalham ainda mais o movimento na fila`.”, ressaltou Saves.
Se a mudança proposta pelo vereador for aprovada, somente os cidadãos com situações semelhantes à descrita no projeto poderão usar os caixas.Hoje, os caixas, como o próprio nome diz, dão apenas prioridade para esse grupo da sociedade passar suas compras, não proibindo que qualquer outro tipo de cliente passe produtos pelo local.
A propositura ainda irá passar pelas Comissões da Câmara para somente depois, ser apreciado e votado pelos legisladores em sessão pública.