O vereador de Rio Preto Julio Donizete (PSD) apresentou projeto para alterar o Regimento Interno da Câmara e permitir que os parlamentares participem das sessões sem gravata. O acessório é previsto nas regras do Legislativo para as sessões.
A resolução em vigor prevê que vereadores devem “comparecer decentemente trajados às sessões na hora pré-fixada”. A norma ainda prevê que homens devem se apresentar para as sessões de paletó e gravata. Para as mulheres, o Regimento da Câmara prevê “vestuário compatível”.
“No sentido de tornar mais prático o comparecimento e vestir-se adequadamente, estou propondo que a vestimenta passe a ser composta por calça, sapato, camisa e blazer, ficando dispensável o uso da gravata, pois acontece de estarmos em outras atividades e/ou em viagem e devido a formalidade do traje social completo, muitas vezes ocorrem atrasos, ou até mesmo a impossibilidade de permanecer em plenário, pela falta de vestimenta exigida regimentalmente”, diz o parlamentar na justificativa do projeto.
“Desta forma visando unicamente a praticidade e mantendo a formalidade da vestimenta adequada, de maneira respeitosa, encaminhamos esta proposição dando nova redação ao Regimento Interno”, complementa o vereador.
A proposta será analisada pela Comissão de Justiça e Redação antes de seguir para votação em plenário.