A Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos de Jales – Coopersol, recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 21 de junho, a visita do deputado estadual Zico Prado, do Partido dos Trabalhadores (PT) que esteve na entidade na companhia do vereador Luís Especiato.
Acompanharam a visita, a presidente da instituição, Rosângela Mazonas Fonseca, os representantes da ONG EcoAção, Edson Edgard Batista e Heder Donda, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito, Luís Fernando Rosalino, a secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Cláudia Bardelotti e o presidente da Câmara Municipal de Aspásia, Renan Medeiros Venceslau.
De acordo com o vereador Especiato, ele e o presidente da EcoAção, Edson, já haviam feito o convite para que o deputado conhecesse o trabalho realizado pelos associados da Coopersol, que prontamente atendeu a solicitação.
A Cooperativa foi criada no ano de 2010 a partir de um grupo de catadores de materiais recicláveis associados à ACOSEJ. A Coopersol se estruturou em preceitos da economia solidária para se fortalecer e, hoje, é a maior e mais bem organizada cooperativa de catadores da região. “Para ter uma ideia, a reciclagem em Jales quase dobrou em um ano, passando de 9% para 16% de todo o resíduo reciclável produzido em nossa cidade”, contou o vereador Luís Especiato ao deputado Zico Prado.
“Quero agradecer ao convite realizado pelo vereador e amigo Luís Especiato e pelo Edson, da ONG EcoAção e destacar a minha felicidade em conhecer os cooperados que aqui se apresentaram. Parabenizo ainda a organização da cooperativa e principalmente os trabalhos realizados por eles que vem a contribuir com uma área muito importante que é a preservação do meio ambiente”, enfatizou o deputado.
Durante a visita de Zico Prado à cooperativa, aconteceu a entrega de um projeto elaborado pelos integrantes da Coopersol que visa à estruturação e construção de sede própria. O parlamentar se colocou a disposição do grupo, assumindo o compromisso de buscar recursos junto ao Governo do Estado, através de emenda parlamentar, para atender os projetos da entidade. “Podemos perceber que a Coopersol, além de uma cooperativa, é uma família, onde o destaque maior fica para o amor e a comunhão que existe entre todos os integrantes do grupo”, finalizou Luís Especiato.