Pré-candidato a prefeito de Palmares do Sul (RS), o vereador Filipe Lang (PT), foi preso em flagrante após o Ministério Público, em operação conjunta com a Polícia Civil, encontrar um revólver em situação irregular em sua residência. A ação faz parte de investigações sobre o desvio de doações destinadas às vítimas da enchente no município.
Além do vereador Lang, a operação também teve como alvo outro vereador, Polon Backes de Oliveira (União Brasil), que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos de Palmares do Sul e no Balneário de Quintão. Durante as diligências, foram recolhidos celulares, uma quantia em dinheiro no valor de R$ 15 mil, além do revólver irregular encontrado na residência de Lang.
As investigações apontam para o desvio de donativos destinados às vítimas da enchente, com evidências de que parte dessas doações foi encaminhada para famílias não afetadas pelo desastre, de acordo com o promotor Mauro Rockenbach. Esta é a segunda etapa da operação, que já havia identificado desvios anteriores e levado à prisão de outros suspeitos, incluindo um vereador, sua companheira e um secretário municipal.