Quando um vereador sobe ao plenário da Câmara Municipal para discursar, imagina-se que ele está usando a palavra para falar de algum projeto importante para a cidade, ou alguma questão política fundamental para o funcionamento da casa.
O vereador Vardo da Lotérica, do município de Itabaiana, no Sergipe, não tinha nenhuma dessas intenções. O que ele queria mesmo era fazer um protesto irônico usando o fato de não ter ido à procissão de Santo Antônio. Acabou discursando sobre os diferentes tipos de pum que os políticos soltam. O vídeo foi divulgado no Facebook e reproduzido no site do Jornal de Sergipe.
Não adianta muito transcrever um ou outro trecho desta pérola da história política de Sergipe. Mas vale explicar o contexto, porque não fica muito claro. Basicamente, o que ele quer dizer é que não foi à procissão porque (1) não foi convidado e (2) não iria de qualquer forma, porque não tem intenção de ficar bajulando os políticos mais poderosos da cidade. Isso tudo, mas com a flatulência como analogia.
Veja só (o vídeo repete algumas vezes a primeira frase, mas depois o discurso continua normalmente):
https://www.facebook.com/100003237442303/videos/974654989319073/