sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Verão deve ser marcado por temporais

O verão do hemisfério sul, que tem início na próxima segunda-feira, às 15 horas e 47 minutos, no horário de Brasília, deve ser marcado por muita chuva, segundo previsão da…

O verão do hemisfério sul, que tem início na próxima segunda-feira, às 15 horas e 47 minutos, no horário de Brasília, deve ser marcado por muita chuva, segundo previsão da Climatempo, devido à influência do El Niño.

A estação, segundo a Climatempo, começa com o domínio de uma grande massa de ar quente sobre a maior parte do Brasil. As áreas de instabilidade se formam sobre grande parte do Sul e do Sudeste, e no dia da entrada do verão, o risco de chuva forte é grande no sul e no leste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina.

O tempo abafado formará nuvens carregadas e ocorrerão temporais no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte, preveem os meteorologistas. No Nordeste o ar ficará seco e por isso não choverá na maior parte das áreas. Só o oeste do Maranhão pode ter pancadas passageiras.

O quadro de estiagem do Nordeste deve se reverter até o fim do mês. O avanço de uma frente fria leva muita chuva para a Bahia, para o Maranhão e para o Piauí, e as deficiências hídricas devem ser revertidas. Esta frente fria aumentará a chuva também no Sudeste, com grandes volumes acumulados especialmente no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Notícias relacionadas