segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vento de 70 km/h, frio e temporal: ciclone deve atingir Brasil nesta semana

A semana entre esta segunda-feira (18) e o próximo sábado (23) será marcada por chuvas intensas e a formação de ciclones em diversas regiões do Brasil, conforme alerta do Instituto…

A semana entre esta segunda-feira (18) e o próximo sábado (23) será marcada por chuvas intensas e a formação de ciclones em diversas regiões do Brasil, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Sul, a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com previsão de volumes superiores a 200 mm e risco de alagamentos e deslizamentos. Rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo podem atingir essas áreas. Já no Paraná, as chuvas também colocam o estado em “perigo potencial”.

No Sudeste, o ciclone extratropical deve intensificar as chuvas a partir de sexta-feira (22), afetando São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Acumulados significativos, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo são esperados. No Centro-Oeste, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal estão sob alerta de chuvas intensas, com volumes entre 40 mm e 80 mm ao longo da semana, além de rajadas de vento.

No Norte, estados como Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins enfrentam chuvas que podem variar entre 80 mm e 100 mm, aumentando o risco de alagamentos. Já na Bahia e em estados vizinhos do Nordeste, o oeste e centro-sul são as áreas mais afetadas, enquanto regiões litorâneas mantêm o clima quente e seco, com máximas de até 35 °C. A Defesa Civil monitora os impactos das chuvas em todo o território nacional.

Notícias relacionadas