Uma experiência “gastronômica” bizarra foi registrada recentemente em rua de Changsha (província de Hunan, China): um vendedor ambulante foi visto preparando cubos de gelo em uma churrasqueira. A cena insólita viralizou nas redes sociais.
Num vídeo, o homem joga cubos de gelo na grelha e acrescenta molhos e especiarias, manipulando os cubos de gelo como se fosse cubos de carne.
Uma cliente recebeu a “iguaria” preparada por ele, ao preço de o equivalente a R$ 10. A mulher a classificou como “picante” e “interessante”.
Segundo o dono da barraca, é um “lanche típico do Nordeste, e é melhor comê-lo enquanto está quente”.
Quando questionado por alguns transeuntes intrigados sobre o sabor do gelo grelhado, ele comentou: “Depois de experimentar isso, você vai querer voltar para mais”.
Um funcionário do órgãos que regulamenta alimentos em Hunan, entretanto, disse que o “prato” não é comum na região e que se trata de uma “invenção” do ambulante, de acordo com o site “Asia Wire”.
Mas há outros registros da “invenção”, que remontam a 2021, em Harbin, onde ocorre famoso festival de gelo, com esculturas grandiosas. Outros, porém, afirmam que a criação do prato tem a assinatura de empreendedores de Changsha.