Brasil vai adotar a placa veicular no padrão Mercosul a partir de janeiro 2016. O novo modelo foi apresentado pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, nessa quinta-feira.
As placas terão quatro letras e três números, fundo branco e uma margem azul na parte de cima, onde ficarão estampados o nome do país e o emblema do Mercosul.
A categoria dos veículos será indicada pela cor das letras e números: no caso de carros particulares, a combinação será preta; nos carros comerciais, vermelha e nos oficiais, azul.
Ao adotar um padrão de placa, a intenção é que, no futuro, haja integração de dados entre os países do bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Assim será possível ter mais controle do transporte de cargas, de passageiros e também de carros particulares que circulam entre os países. Além disso, o novo modelo têm vários elementos de segurança para dificultar a clonagem de veículos.
Os carros já emplacados não precisarão trocar a chapa, a menos que haja transferência de município ou mudança de categoria.